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REVISTA DE MARINHA

O tema central da Revista de Marinha é o Mar, cuja importância na economia, na segurança, na cultura e na própria identidade nacional é por demais evidente. Este tema será abordado nas suas múltiplas facetas, com destaque para os assuntos relativos às ciências do mar, às actividades portuárias e às Marinhas de Guerra, de Comércio, de Pesca e de Recreio, quer de Portugal, quer dos outros Estados lusófonos, membros da CPLP.

A Revista de Marinha é uma publicação periódica, bimestral, independente, que procura reger-se por critérios jornalísticos rigorosos. Os artigos e notícias que insere terão uma análise factual verdadeira, a procura do contraditório e, quando aplicável, farão uma crítica oportuna e construtiva. Os autores dos artigos serão tão diversificados quanto possível, acolhendo-se sobre a mesma problemática, opiniões diversas, que possibilitem aos nossos leitores – a nossa verdadeira razão de ser – fazerem eles próprios a sua síntese e formarem a sua opinião.

Revista de Marinha - Edição nº 43 de Abril de 1939 Revista de Marinha - Edição 127 de Julho de 1983 Revista de Marinha - Edição nº 970 de Novembro/Dezembro de 2012
Edição nº 43 de Abril de 1939
Edição nº 127 de Julho de 1983
Edição nº 970 de Novembro/Dezembro de 2012

Fundada em 31 de Janeiro de 1937, pelo prestigiado jornalista Maurício de Oliveira, a Revista de Marinha foi inicialmente propriedade da firma de editores e livreiros “Parceria A. M. Pereira, Lda”.

Embora com formatos e periodicidade diferentes, a revista publica-se ininterruptamente desde então, tornando-se assim, muito provavelmente, a revista privada mais antiga do país.

Foram seus directores Maurício de Oliveira (1937-1972), Gabriel Lobo Fialho (1976-2008) e Henrique Alexandre Silva da Fonseca (2008 até ao presente).

A política editorial tem-se mantido estável, assim como a sua independência, pois este título não pertence a nenhum grupo editorial ou empresarial, nem a revista recebe subsídios estatais ou de privados. A Revista de Marinha vive dos seus leitores, dos seus assinantes e dos seus anunciantes.

Tem o seu nicho de mercado nos “Assuntos do Mar”, cobrindo os temas “Marinha de Guerra”, “Pesca e Actividades Conexas”, “Marinha Mercante”, “Náutica de Recreio”, “Mergulho”, “Ambiente e Energia Marítimos”, “Ciência & Tecnologia do Mar”, “História Marítima” e “Portos e Actividades Portuárias”.

A Revista de Marinha, cujo título é hoje detido pela Editora Náutica Nacional, Lda, é parceira de inúmeras iniciativas de carácter cultural e económico ligadas ao mar, entre outras a edição de livros, a promoção das conferências “Encontros do Mar” e os prémios anuais de colaboração, “Prémio Maurício de Oliveira” e “Prémio Gabriel Lobo Fialho”.

 

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